terça-feira, 9 de julho de 2013

A história do Field Target



O Field Target nasceu no inicio da década de 80 com a vontade dos caçadores de pequenas pragas (varmint) em continuar a atirar durante os meses de inverno e como forma de treino de caça.

O esporte inicialmente diferia do atual curiosamente no seu maior símbolo atual, o alvo metálico rebatível. Segundo Dave Capenter do Falls Township Rifle & Pistol Association, a data de nascimento do esporte foi 7 de setembro de 1980 em Susex, Inglaterra onde os atiradores se reuniram na primeira prova de field target. As bases do esporte eram posicionar-se para o tiro, efetuar a estimativa da distancia do alvo, fazer a visada e atirar mirando em um alvo de papel com a imagem de uma pequeno animal, cuja zona representando a região anatômica de morte instantânea era a área de pontuação do alvo. Com o passar do tempo, os alvos metálicos rebatíveis foram se consolidando gerando o esporte como conhecemos hoje, principalmente na primeira metade da década de 80.
Ainda nos anos 80 o esporte começa a propagar pelo mundo inicialmente nos países do reino unido e USA onde pequenos clubes começam a ter suas competições. Em 1987 o esporte tem pela primeira vez a representação oficial com a criação da American Airgun Field Target Association (AAFTA).

O Canadá começa a ter suas primeiras provas oficiais em 9 de outubro de 1994 e desde 1995 é feito o campeonato nacional sempre com dois dias de competição. Portugal teve os primeiros atiradores no Clube de Tiro de Campo em 1999 e abriu a Associação Portuguesa de Field Target em 2005 tendo seu primeiro campeonato em 2006. A Holanda criou a Nederlands Field Target Initiatief NFTI em 2001.

Outros países da Europa iniciaram no esporte entre 1995 e 2008, contando hoje com representação oficial em 22 países.

O campeonato mundial existe desde 1991 e suas ultimas edições foram 2004 Alemanha, 2005 Inglaterra, 2006 Polônia, 2007 USA, 2008 Irlanda do Norte. Este ano já está marcado o campeonato mundial nos dias 25, 26 e 27 de setembro com possível participação de atiradores do Brasil pela primeira vez.

No Brasil o esporte começou a ser praticado de forma insipiente em 2005, ganhando mais adeptos a partir de 2006. Em 2009, já está marcado para o período de 11 a 14 de Junho, o Primeiro Campeonato Brasileiro de Field Target e as Federações, Clubes ou atiradores que quiserem conhecer mais sobre essa modalidade, basta acessar o site da CBTE e tomar conhecimento dos regulamentos.


O Esporte

O Field Target constitui uma simulação de caça, praticada hoje com alvos metálicos rebatíveis que reproduzem a silhueta de animais de pequeno porte com a área de desarme coincidente com a área de morte rápida à qual foi dada a denominação de Kill Zone.

Os alvos são preferencialmente posicionados em áreas de campo com obstáculos e elementos naturais como arvores, cupins, pedras e desníveis topográficos.

A modalidade constitui uma alternativa mais viável ecologicamente uma vez que não é tirada a vida de nenhum animal e a montagem da pista é feita normalmente de forma a não agredir o meio ambiente, não sendo portanto autorizada a retirada de vegetais e a depredação do terreno.

Em resumo trata-se de uma simulação de caça que tem como premissa a proteção da fauna e flora. Ao final de uma prova os alvos são retirados e a área permanece tal qual estava antes.

Outra vantagem deste esporte é o fato de ser praticado com armas de pressão, que podem ser adquiridas com maior facilidade e sem burocracia. A munição utilizada, o conhecido chumbinho, possui preço acessível e também dispensa procedimentos burocráticos em sua aquisição.

Este tipo de equipamento, além da característica de ser mais facilmente adquirido, tal qual sua munição uma vez que ambos dispensam os entraves burocráticos inerentes às armas de fogo, também possui a vantagem de oferecer menor risco aos participantes em função de uma potencia de disparo muito inferior a de qualquer arma de fogo.

Fonte: CBTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário